Bolívia Reduz em 55% Envio de Gás para o Brasil

11 09 2008


Há tempos o presidente da Bolívia, Evo Morales, vem sofrendo protestos da oposição. A oposição protesta pelo fato de Evo estar usando dinheiro obtidos do imposto de petróleo e gás para custear uma pensão para os idosos do país, e não repassando para outros departamentos de interesse dos opositores. O texto Carta Magna da nova Constituição, no qual dá mais poder aos indígenas bolivianos – 60% da população total do país – e confirma nacionalização dos recursos naturais é mais um motivo pelos protestos contra Evo pelo país.

Em conseqüência disso tudo, opositores destruiram um gasoduto, e agora, sobra para o Brasil levar o prejuízo. Os 31 milhões de metros cúbicos de gás que o Brasil recebe diariamente serão reduzidos em 55%.

A previsão para a normalização do abastecimento é de 10 a 15 dias, segundo o ministro da Fazenda da Bolívia, Luís Alberto Arce, que também informou que a Bolívia perde U$8 milhões com essa redução.

Um plano de contigência foi estabelecido, conforme diz a secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Dilma Pena, as indústrias que têm fornos que possbilitem o desligamento imediato, devem fazê-lo, e também, grandes consumidores de biocombustível podem trocar o uso de gás por outro combustível para ajudar. Residências, comércios e hospitais não terão plano de contingência.

Minha opinião é que o Brasil depende, e muito da Bolívia pelo uso do gás, mas, como vimos, é só alguém “fechar a torneira” e tomamos o prejuízo maior.

Para mais informações entre nos links de notícias que se encontram na parte ao lado, pois essa notícia repercurte pelo mundo.

Abraços, até mais!

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: