Depois de 8 Anos, Brasil Apresenta Déficit na Balança Comercial

3 02 2009


A balança comercial brasileira fechou janeiro com saldo negativo de 518 milhões de dólares devido ao recuo das vendas externas agrava pela recessão da crise financeira nas principais economias do mundo. O último déficit foi em março de 2001, quando o saldo negativo foi de 274 milhões de dólares.

A balança comercial é a quantidade de produtos importados e exportados, e quando o lado da exportação pesa mais (maior quantidade) do que da importação, temos o que chamamos de superávit e o que demonstra resultados positivos do país.

As exportações no mês passado somaram 9,788 bilhões de dólares enquanto as importações um montante de 10,306 bilhões de dólares. Um recuo de 25,8% das exportações comparado ao mês de dezembro passado e 6,3% nas improtações.

O Minitério do Desenvolvimento prevê que as exportações podem cair até 20% neste ano. E visando um cenário otimista, pode-se prever um aumento de 2% nas vendas para exportação.

Para evitar o déficit (ou diminuí-lo) o governo chegou a anunciar, na semana passada, licensa especial para importação de alguns produtos. Mas suspendeu esta licensa por apelo de empresários que necessitam de produtos importados para produção de outros produtos.

Em abril, as vendas de safras agrícolas e produtos industriais poderão ajudar a balança comercial a voltar a pesar para o lado do superávit.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: