6 de Junho, Dia da Logística

6 06 2010

Desembarque na praia da Normândia

O mundo, desde épocas remotas,  serviu como um palco para inúmeras batalhas e guerras. Atualmente, vivenciamos alguns conflitos no Oriente Médio por motivos de poder e controle sobre o petróleo, apesar de não ser o motivo oficial divulgado pelos governos envolvidos nesta empreitada. A imprensa notifica situações delicadas e tensas entre alguns países, como exemplos posso citar Coréia do Norte acusada de afundar navio da Coréia do Sul, Irã e seu enriquecimento de urânio visto como ameaça por alguns países e apoiado por outros e, recentemente, o ataque de Israel à navios ativistas que seguiam rumo à Faixa de Gaza para distribuir suprimentos ao povo da Palestina. Enfim, o objetivo deste post não é comentar sobre estes acontecimentos globais, mas, não sei se posso dizer assim, comemorar o Dia da Logística.

Há 66 anos, no dia 06 de Junho de 1944, os Aliados (EUA, França, Reino Unido, Brasil e URSS)  invadiram a praia de Normândia, França, para dar ínicio à operação de libertação do continente Europeu do domínio Nazista. Para ter êxito em tamanha missão, foi necessário a movimentação de um grande número de tropas e suprimentos, como ração (termo utilizado no exército para comida), armamentos e munições e equipamentos de vários tipos. Foi considerada a maior operação logística da época e, talvez, umas das maiores até o momento.

Numa guerra, quem tem supriementos à disposição leva vantagem em relação ao inimigo. Muitas missões de guerras são para sabotar e destruir os surpimentos do inimigo, deixando os despreparados e desmuniciados. Essa visão vêm da antiguidade, do tempo das batalhas de Alexandre, o Grande cujas conqusitas incluem um império que ia dos Balcãs à Índia, Egito e Báctria (atual Afeganistão) e inclusive a enorme Pérsia, conhecido hoje como Irã. As proezas de suas vitórias estão relacionadas ao fator surpresa, de atacar o inimigo que tivera os seus suprimentos sabotados.

Segundo BALLOU, Ronald H., uma definição dicionarizada do termo logística é:

O ramo da ciência militar que lida com a obtenção, manutenção e transporte de material, pessoal e instalações.

Soldados Aliados após os conflitos.

Como mencionado no parágrafo sobre a Normândia, pelo fato da invasão ter sido viabilizada por um excelente planejamento e o envolvimento de um grande número de pessoas responsáveis pela obtenção e movimentação dos suprimentos necessários, o Dia D (D-Day em inglês), 06 de Junho foi a data especial escolhida para o Dia da Logística.

Pode parecer estranho comemorar o dia da logística numa data em que começou o ínicio de uma carnificina aonde os Aliados tiveram 37.000 mortos e 172.000 feridos ou desaparecidos, já o lado da Alemanha sofreu com baixas de 200.000 mortos e feridos e 200.000 capturados. Mas, não vamos ver pelo lado das batalhas, e sim, pela grande operação de suprir todo um exército.

Anúncios

Ações

Information

One response

9 07 2010
Alan Bessa

Excelente texto. O que devemos observar é a importância de um bom planejamento para o sucesso de qualquer empreendimento. No caso da Logística, um palejamento bem realizado impacta em boa competitividade empresarial com reduções de custos ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: